Novembro 22, 2022
Sente-se confuso sempre que tem de comprar iluminação para a sua casa, jardim ou escritório? Sim, é algo que usamos todos os dias, mas quantos de nós sabemos exatamente como escolher a iluminação certa para um determinado ambiente?
Este artigo visa esclarecer alguns termos e parâmetros básicos que o ajudarão a tomar decisões de compra de iluminação informadas e confiantes.
O que exatamente é um LED?
Um LED (díodo emissor de luz) é na verdade um semicondutor emissor de luz que converte a energia da corrente elétrica em luz. Dependendo da composição química dos díodos, eles podem emitir luz em cores diferentes.
Temperatura de cor:
A temperatura da cor é medida em Kelvins em uma escala de 1000K a 10.000K. Quanto mais baixo este indicador, mais quente é a luz. Por exemplo, a temperatura da cor da chama de uma vela é de 1000K, enquanto as lâmpadas incandescentes emitem uma luz quente de 2700K.
Podemos distinguir entre três categorias principais de luz LED branca:
Quente 2000K – 3000K – suave, luz amarelada; Não cansa os olhos e é uma escolha adequada para quartos, quartos de criança, salas de estar e candeeiros de cabeceira.
Neutro 3100K – 4500K – mais próximo da luz do dia; frequentemente usado em cozinhas, casas de banho, escolas e escritórios porque melhora o foco, a atenção e a produtividade.
Frio 4600K – 6500K – luz azul-branca; é frequentemente utilizado em grandes espaços como fábricas e armazéns e tem um efeito estimulante nas pessoas que lá trabalham.
Índice de renderização de cores:
O índice de renderização de cores CRI assume valores entre 0 e 100 e indica a capacidade da luz em reproduzir as cores reais dos objetos. Um exemplo vívido disso é um problema que a maioria das mulheres já encontrou: a maquiagem que combina perfeitamente com a cor da pele na loja parece completamente diferente à luz do sol.
A luz solar tem um CRI100. CRI<70 é considerado insuficiente e o uso dessa iluminação não é recomendado. Para a maioria dos cômodos da casa e do escritório, um CRI>80 é adequado e, em algumas fábricas, instalações médicas, galerias, etc., é necessária alta precisão e a iluminação com CRI>90 é a escolha certa.
Fluxo luminoso:
A potência do fluxo luminoso é medida em lúmens (lm), supõe-se que as velas emitem cerca de um lúmen.
Como é determinada a classificação IP?
A classificação IP (proteção contra entrada) indica o grau de proteção de um dispositivo eletrónico contra humidade e corpos estranhos. O primeiro número indica o grau de proteção contra objetos duros e o segundo – contra humidade e água.
Os nossos principais parceiros
Newsletter
Assine a newsletter da Luminoproject para obter as atualizações mais recentes sobre produtos, catálogos e tabelas de preços.
Mantenha-se informado e inspirado com conteúdo exclusivo entregue diretamente no seu email.
Horário
Segunda a Sexta feira
09h00 – 13h00 / 14h30 – 18h30
Sábado e Domingo
Encerrados
Soluções de Iluminação
Política de Privacidade
Morada e Contactos
R. José Fontana 74, 2845-408 Amora
(+351) 21 007 9500
Chamada para rede fixa nacional